terça-feira, 7 de abril de 2009

Origens do espaço Brasileiro

Como qualquer país do mundo, o Brasil tem uma história. Ela nos mostra que nosso território foi sendo definido durante um longo processo de ocupação iniciada pela Coroa portuguesa no século XVI. Índios, portugueses, africanos, alemães, italianos, e outros povos que vieram para cá em diferentes épocas participaram desse processo, que sempre esteve ligado questões econômicas.



Navegar é Preciso.


Nas aulas de História você deve ter estudado que Cristóvão Colombo chegou à América Central em 1492. Anos depois os europeus ainda discutiam se a nova terra era um continente ou uma ilha. Se fosse um continente, colocava-se outra questão: a porção de terra descoberta fazia parte da Ásia ou era um Novo Mundo ?

O exemplo d Brasil serve para confirmar as incertezas da época. A carta de Pedro Vaz de Caminha, escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral em 1500, indicava que eles estavam na " ilha de Vera Cruz ", e não em um continente.
Apesar das dúvidas, após a primeira expedição de Colombo na direção oeste, outras viagens se Seguiram e comprovaram a concepção da Esfericidade da Terra, contrária àquela que afirmava ser o nosso planeta um disco. A mais importante dessas viagens foi a circunavegação de Fernão de Magalhães, entre 1519 e 1521.
Seus principais objetivos eram explorar a costa da África - de onde os navegadores portugueses levavam ouro e escravos - e chegar às Índias, de onde provinham as especiarias (Cravo, Canela, Pimenta, Noz-Moscada, Etc.),que eram produtos de alto valor na Europa. Os portugueses seguiam a Tradicional rota do leste, contornando a África, e os, espanhóis navegavam para oeste, Circundando a América. O Norte da América foi explorado um pouco mais tarde, pela Inglaterra e pela França.


Ocupação e Povoamento do território


A Ocupação do Brasil começou apenas a partir de 1530, já que até então os portugueses, mais interessados nos lucros obtidos no comércio com as Índias, limitaram-se a explorar o Pau-Brasil. A madeira foi a riqueza mais facilmente encontrada em nosso território. Como era muito valorizada na Europa, franceses e ingleses também procuraram explorá-la.
O Pau-Brasil, no entanto, não era Suficiente para manter o projeto de colonizar o Brasil e obter lucros, Portugal precisava defender o território da ocupação de outros povos, Submeter os indígenas, administrar a Colônia e extrair riquezas que compensassem os Gastos feitos.


A Civilização do açúcar


A Grande fonte de riqueza do século XVI foi o cultivo da Cana-De-Açúcar em grandes propriedades de terra com o emprego de trabalho escravo.a Cultura da Cana foi a grande responsável pela ocupação pelo povoamento do território brasileiro nos primeiros anos de colonização.
A cana-de-açúcar era cultivada em vários pontos do Brasil, mas foi no Nordeste, mais precisamente na Zona da Mata, que os resultados foram mais positivos. O clima quente e úmido e os solos de masapê dessa área eram ideais para o desenvolvimento da lavoura canavieira.
Com o desenvolvimento da economia canavieira, Portugal passou a ter grandes lucros com a Colônia, que se integrou ao sistema do comércio da época. Esse comércio incluía trocas entre as metrópoles e suas Colônias nas diferentes regiões do globo. Pode-se dizer que a partir do comércio colonial contruiu-se pela primeira vez na História um verdadeiro Espaço Mundial.
Por muito temp, a Ocupação do território do Brasil restringiu-se ao litoral, o que ainda hoje marca profundamente a forma de organização do espaço brasileiro.

A Mineração

No fim do século XVII, a notícia da descoberta de ouro em Minas Gerais provocou uma verdadeira corrida de gente vinda de várias partes da Colônia e mesmo de Portugal. Com Essa
" febre do ouro " a região foi rapidamente Povoada.
Ao contrário da Civilização açucareira, tipicamente rural, a mineração possibilitou a formação de numerosas povoações, como Vila Rica, Sabará, Mariana, Congonhas do Campo, entre outras. Os novos moradores desenvolveram na região uma verdadeira civilização urbana com numerosas atividades comerciais e grande progresso cultural. Nas vilas minerais, arquitetos, pintores, escultores, músicos e poetas produziam obras importantes, que hoje fazem parte do nosso Patrimônio cultural. Vila Rica, atual Ouro Preto, tornou-se a mais famosa, não só pela riqueza de suas Igrejas e contruções mas também por ter sido palco de Inconfidência Minera (1789).

6 comentários:

  1. eu aprendi muito sobre o espaço geografico brasileiro e quero aprender mais isso foi muito bom pra quem nao sabia de nada como eu se divirta lendo

    ResponderExcluir
  2. eu achei essa pesquisa muito legal para o meu aprendizado obrigado pelas sugestões valel mesmo meu nome e´aryane

    ResponderExcluir
  3. eu achei muito interessante aprendi muito e é de mais adorei bjssssssss

    ResponderExcluir
  4. Nossa isso é igual o que tá no meu livro!!

    ResponderExcluir

Patrocínio:

Patrocínio: